top of page

Resenha crítica 

O colégio Loyola e uma instituição que se preocupa com a formação de seus alunos por isso este ano pediram para que o  trabalho de serie seja sobre temas um poucos mais polêmicos como os interesses de mineradoras em terras ocupadas por povos indígenas que mesmo tendo o apoio de nosso governo ainda tem que resistir as investidas judicias que as mineradoras tentam para tomar  posse de suas terra indígena.

Temos que lembrar que muitos povos que habitam estas terras já estavam aqui antes de os colonizadores chegarem aqui em 1500, então este assunto não esta a pouco tempo em debates, por isso as empresas que tentem tomar uma atitude dessas devem ser punidas, pois eles merecem bem mais que nos as terras que na verdade eram deles, já nos aproveitamos demais de seus. Existiam aproximadamente existiam 3 milhões de indígenas, mas hoje em dia apenas 817 mil vivem pelo Brasil. Acho uma falta de vergonha as pessoas tentarem retirar um direito que e deles, pois se uma empresa pode chegar e tomar uma terra que não é dele como podemos ficar despreocupados em nossas casa, pensando que a qualquer momento alguém pode vir e retirar os seus moradores de lá. Além de haver o aspecto de saúde pois a mineração pode prejudicar além do meio ambiente as pessoas de perto pois pode contaminar os rios e todo um sistema hídrico com os metais pesados além de vários problemas com as barragens de rejeito que após mariana e brumadinho perderam completamente sua credibilidade.

Com esses fatos, minha opinião sobre o assunto é, que mesmo podendo trazer algum lucro para o país e para a empresas, não vale a pena pelo risco que as pessoas correm, além de ser algo imoral, e na minha opinião ilegal porque que penso que os indígenas merecem mais as terras do que apenas uma empresa que pretende maltrata-la e extrair dela os lucros máximos sem se importar com as consequências.

vsf namoral.jpg

Autores

Eduardo Baía Cambraia nasceu no dia 15 de março de 2005 atualmente mora em bh e frequenta o colégio Loyola onde cursa o 9 ano, e da turma b, e seus hobbies são jogar bola e andar de skate.

Diogo Guedes Nicacío nasceu dia 29 de novembro de 2004 atualmente mora em bh e frequenta o colégio Loyola onde cursa o 9 ano, e da turma b, e de seus hobbies além de jogar bola e jogos virtual é praticar judô.

Pedro Vitor Campos atualmente possui 14 anos e cursa o 9 ano do Loyola é da turma b e seus hobbies são parkour, e assistir séries.

Arthur Alpoim Pettersen nasceu em 30 de outubro de 2004 atualmente cursa o 9 ano e faz parte da turma b, e seus hobbies são jogar bola, nadar e jogar vídeo games.

Links:
bottom of page